Como evitar que sua mensagem caia em Spam Última atualização em 8th Jun 2018

Estas são algumas dicas que podem minimizar ao máximo para que suas mensagens sejam consideradas como spam pelo servidor

Configurações de Subdomínio, Dkim e DMARC:

As configurações de subdomínio e dkim são fundamentais para que você tenha um melhor resultado na sua campanha de email-marketing. O DKIM basicamente é uma chave que irá fornecer a todas as mensagens que saem do seu domínio autenticidade. Já a configuração de subdomínio, irá sinalizar que é possível enviar emails em seu nome. Ambas as configurações irão aumentar a autencidade de seu domínio perante os servidores de seus destinatários e consequentemente isto irá melhorar sua entregabilidade e seus resultados de email-marketing!
Já a configuração DMARC é fundamental para sua segurança. Ela impede que terceiros usem o seu domínio para enviar mensagens.

Configurar Subdomínio:

Para configurar o seu subdomínio, acesse o link abaixo:
Como configurar o subdomínio

Configurar Dkim:

Para configurar o seu DKIM, acesse o link abaixo:
Como configurar o DKIM

Configurar DMARC:

Para configurar o seu DMARC, acesse o link abaixo:
Como configurar o DMARC

Dicas rápidas:

  • Não enviar mensagens para muitos endereços inválidos ou desativados.
  • Não encher a mensagem ou o assunto com pontos de exclamação.
  • Não utilizar textos em CAIXA ALTA no campo assunto, eles trazem a sensação de estar "gritando" com o contato.
  • Não utilizar preços ou valores no campo de assunto de sua mensagem.
  • Recomendável não utilizar fontes com cores brilhantes como vermelho ou verde.
  • Equilibre sua mensagem. Use imagens, mas valorize os textos, o ideal é 50% para cada.
  • Se for preciso inserir uma imagem grande no e-mail é recomendado que ela esteja fatiada em pequenos “pedaços”, isso otimiza o carregamento. Recorte-a de modo que cada pedaço corresponda ao próprio link, isso permite que o local do link esteja presente durante o carregamento das imagens.
  • Evite usar códigos HTML feitos de maneira relaxada, geralmente usando recursos como conversão de um arquivo do word para HTML.
  • Evite usar a palavra “teste” na linha do assunto e corpo da mensagem.
  • JAMAIS compre lista de TERCEIROS. Estas listas tendem a ter diversos contatos inválidos, uma qualidade péssima e tendem a não ser nada confiáveis. Além disso, estas listas tendem a ter emails roubados, ou seja, pessoas que não autorizaram que seus emails sejam divulgados e muito menos a receber mensagens de terceiros.

Reputação na Nitronews:

A reputação na Nitronews é calculada com base nas configurações de DKIM/Subdomínio, taxa de aberturas e cliques, rejeições e descadastros.

Se você já tiver configurado seu DKIM/Subdomínio, possui uma boa taxa de abertura e cliques, sua reputação será Honrável/Boa. Caso você não tenha as configurações, tenha uma taxa alta de rejeições e descadastros, sua reputação será Razoável/Ruim.

A reputação na Nitronews irá afetar a velocidade e a qualidade de seus envios, quanto melhor for a sua reputação, mais rápido e com uma melhor qualidade de entrega eles irão ocorrer.

Reputação do Domínio:

A reputação do domínio é uma das mais importantes tecnologias de avaliação que servidores de email levam em conta. Ela leva em consideração o seu IP e o conteúdo da sua mensagem, ou seja, a relevância de sua mensagem e a confiabilidade dos links inseridos nela. As configurações de subdomínio e dkim citadas acima serão muito importante para elevar a reputação do seu domínio, visto que elas oferecerão uma maior confiabilidade ao mesmo.

Reputação com o Servidor do Destinatário

Ao enviar e-mails, todos os fatores que envolvem esse envio são avaliados pelos servidores dos destinatários, estes servidores são, basicamente, o serviço de email do destinatário, ou seja, o gmail, hotmail, locaweb, yahoo, etc, e por estes servidores, várias informações são analisadas como a quantidade de devoluções, número de interações, quantidade de descadastros, quantidade de denúncias de spam, etc. Tudo isso influencia na sua reputação. Quanto menor a sua reputação para com o servidor do destinatário, pior será sua taxa de entrega.

Envie mensagens somente para contatos que autorizaram o envio. Contatos que não tem interesse não irão abrir suas mensagens, ou irão marcá-las como spam e isso irá reduzir a sua reputação com o servidor. Com a reputação baixa, os servidores dos destinatários podem filtrar sua mensagem para a pasta de spam, ou até impedir a entrega da mensagem.

Lista de palavras que se devem ter cuidado

Os filtros de spam são muito criteriosos quando vão analisar e decidir se a sua mensagem vai para o lixo eletrônico. Algumas palavras podem ser consideradas prejudiciais para sua reputação. Quanto mais palavras prejudiciais forem julgadas pelo servidor, mais baixa será a sua reputação e consequentemente mais chances da mensagem cair em spam ou nem ser enviada.

Algumas palavras que se deve ter cuidado são:

Mala direta, Frete grátis, Tempo limitado, Renda Extra, Dinheiro, Compre, Curso, Curso online, Perda de peso, Oferta, Agência de modelos, Crédito, Não perca tempo, Clique aqui, Compre agora, Uma ótima oportunidade, Ser seu próprio patrão, Isso não é spam, Oferta de emprego , Trabalhe em casa, Imperdível, Promoção, Grátis, $ $ $, Saia dívida, Eliminar a dívida, Reduzir sua taxa de hipoteca, Refinanciar, Urgentemente, Liberdade financeira, Não exclua, Veja isso, Dinheiro a sério, Ganhar dinheiro, Renda extra, Dinheiro rápido, Empréstimos, Caro amigo, A informação que você pediu, Acesso gratuito, Curso online, Perda de peso, oferta, Agência de modelos, Crédito, Não perca tempo, Ligue agora, Dobrar sua renda, Oportunidade , Deus te abençoe, Comprar agora, Frete grátis.

Você ainda precisa de ajuda? Entre em contato!