Glossário Nitronews Última atualização em 27th Feb 2018

A

  • Automação: Função de um envio de mensagem automática para um determinado comportamento. Ex: automação por cadastro.
  • Anexo: Arquivo que se coloca juntamente à mensagem para que ambos sejam enviados em conjunto.
  • Autenticação: Termo utilizado para verificar a autenticidade de quem está enviando a mensagem. É feita por protocolos de autenticação ou configurações: DKIM, DMARC, etc
  • ALT text (Texto alternativo): Propriedade de uma tag da linguagem HTML. Serve para descrever o conteúdo de uma imagem.
  • Assunto: É o título do email. Uma das partes mais importantes de um email é o seu assunto. É por meio dela que o destinatário começa a leitura do email.
  • API: Interface que permite a integração entre diferentes sistemas para habilitar a troca de informações de uma maneira mais simplificada.
  • AntiSpam: Recurso utilizado em servidores de email para verificar a mensagem que será recebida. Este recurso é implementado de diversas maneiras, principalmente com testes nos quais a mensagem passa por diversas verificações de conteúdo e configurações.

B

  • Blacklist: Lista que contém uma relação de IPs ou domínios que são considerados perigosos, com baixa reputação.
  • Bounce: Isto é um evento que ocorre quando o email não chega na caixa de e-mail do destinatário, sendo retornado para o remetente. Pode ocorrer por diversos motivos, o qual será categorizado como hard bounce e soft bounce.
  • Block (Bloqueio): Isto ocorre quando algum provedor bloqueia o email a ser enviado, principalmente pelo IP ou domínio do remetente.
  • Bounce Rate: Taxa de ocorrência de bounces. Este cálculo é feito pelo número de bounces dividido pelo número de emails enviados.

C

  • CTA (Call-to-action): É a chamada para ação do usuário, a qual é inserida nas suas campanhas, geralmente através de um botão. É o famoso “compre aqui”, “clique aqui”, “cadastre-se”, ou “visite”.
  • Campanha: Ação de criar/enviar mensagens com o objetivo de divulgar seu produto/empresa.
  • Conversão: É quando o cliente realiza a ação que você desejava quando enviou o email marketing. Exemplos: visitar o site, seguir nas redes sociais, efetuar uma compra.
  • Complaint (Reclamação de Spam): Uma mensagem gerada quando a opção ‘Marcar como Spam’ é marcada.
  • Cliente (client) de email: Aplicação utilizada para recebimento/envio/leitura de mensagens de email.
  • Clique único: Contabilização de usuários que clicaram no link. Caso o mesmo usuário tenha clicado mais de uma vez, apenas o primeiro clique será contabilizado.
  • CSS (Cascading Styling Sheets): Linguagem usada para definir a aparência de páginas de internet.

D

  • Descadastro (Unsubscribe): Ação realizada pelo destinatário com o intuito de não receber mais emails de tal empresa. É recomendado sempre haver um link para descadastro em email marketing.
  • Design Responsivo: Definição dada para mensagens que se adaptam para o dispositivo de visualização, seja em desktops, dispositivos móveis, entre outros.
  • DKIM (DomainKeys Identified Mail): Especificação utilizada para validação de emails. É um dos métodos utilizados na autenticação de emails.
  • DNS (Domain Name System): Serviço utilizado para traduzir nomes de domínios em endereços IP.
  • DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance): Protocolo de autenticação criado para reduzir fraudes. É bastante utilizado pela Microsoft e pela Yahoo.
  • Duplo opt-in (Double opt-in): Sistema que exige a confirmação por e-mail quando um usuário deseja receber e-mails de uma empresa, geralmente ao clicar em um link enviado por e-mail.

E

  • Entregabilidade: Métrica que define o número de emails entregues na caixa de entrada do usuário.
  • Email marketing: Mensagem enviada com o objetivo de divulgar a empresa ou um produto. É indicado que as mensagens de email marketing estejam de acordo com o CAPEM (código de autorregulamentação para a prática de email-marketing).
  • Email transacional: Mensagem enviada para relatar uma transação realizada, sendo enviada geralmente para um único contato. Exemplos: mensagem de uma compra feita, recuperação de senha.
  • Email patrocinado: Email feito por meio de um patrocínio de alguma marca/empresa.

F

  • Filtro de email: Software responsável por analisar um e-mail, visando categorizar a reputação do mesmo. Como resultado, pode bloquear a entrega do e-mail, enviar para uma caixa de spam, enviar para a caixa de entrada, entre outros.
  • Firewall: Hardware ou software desenvolvido para permitir ou não, a troca de dados que circulam na rede.

G

  • GIF animado: um formato de imagem com movimentação, normalmente proveniente de um vídeo.

H

*Hard bounce: Rejeição permanente para entrega de um e-mail. Geralmente ocorre quando a mensagem é enviada para um endereço de email que não existe, seja o usuário ou domínio.

  • Headers (Cabeçalho do email): Dados complementares de uma mensagem, que vêm no início de um email. Exemplo: nome do remetente, IP, endereço do servidor de email, etc.
  • HTML: Linguagem de marcação feita para escrever páginas da web.
  • HTTP (Hypertext Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Hipertexto): É um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos. Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web.
  • HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro): É uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.
  • Higienização de Listas: É a forma de limpar as suas listas, excluindo endereços antigos, inválidos, inativos ou descadastrados. Isto é muito importante para a sua entregabilidade. Caso você não tenha uma lista higienizada, sua entregabilidade será afetada.

I

  • Inbound Marketing: É qualquer estratégia de marketing utilizada para atrair a atenção das pessoas.
  • IMAP (Internet Message Access Protocol - Protocolo de acesso a mensagem da internet): Protocolo padrão para comunicação de emails. IP (Internet Protocol - Protocolo de Internet): Endereço de identificação de um computador conectado a rede. Cada dispositivo possui um IP, seja ele um computador ou um dispositivo móvel. ISP (Internet Service Provider - Provedor de Serviço de Internet): Qualquer provedor de serviços de internet.
  • IP Dedicado: IP Dedicado consiste em uma atribuição de um IP único a um determinado domínio. Em email-marketing, ele é muito utilizado quando há a necessidade de grandes volumes de envios.

L

  • Landing page: Em bom português significa “página de aterrisagem”. É o site criado especificamente para uma ação, como a compra de um produto ou o cadastro em uma campanha.
  • Lista comprada: Mala direta de e-mails geralmente vendida pela internet. Estas listas geralmente possuem muitos emails inventados ou não atualizados. Não é recomendado a compra destas listas.
  • Layout (Leiaute): Parte visual de uma mensagem/campanha.
  • Lead: Um contato e comprador em potencial. Um usuário que você possui os dados, como email, nome, entre outros.
  • Lista de Emails: Lista de contatos, onde cada contato possui um email.

M

  • Mail server (Servidor de email): Um computador ou programa que armazena email e encaminha-os de um servidor para outro.
  • Mailto: É a forma do link em HTML feito para enviar mensagens diretamente para um email após clicar em um link.

N

  • Newsletter (Informativo, boletim): É o conteúdo que você envia para o seu consumidor, sem ter necessariamente um call to action para que o consumidor faça uma compra. As newsletters geralmente são utilizadas para reforço de marca e para que o relacionamento entre empresa e consumidor seja estreitado.

O

  • Opt-in: É a opção dada a alguém que queira receber determinados emails. Resumindo: é quando um usuário se cadastra em uma lista por vontade própria.
  • Opt-out: É a opção dada a alguém que não queira mais receber emails. Ou seja, é quando um usuário deseja se descadastrar por vontade própria.
  • Outbound Marketing: É o marketing tradicional, quando a empresa vai atrás do cliente, sendo oposto ao Inbound Marketing.

P

  • Página de conversão: Página para qual os usuários são redirecionados após clicar em um determinado anúncio.
  • Phishing: Uma das fraudes eletrônicas mais conhecidas, na qual, há a tentativa de obtenção de dados pessoais como cartões de créditos, endereço, entre outros.
  • POP: Protocolo de acesso e recebimento de emails.
  • Personalização: É quando uma mensagem contém dados de acordo com o destinatário. Ou seja, cada usuário irá receber uma mensagem totalmente personalizada com os seus dados.
  • Plain text: Mensagem de email que não possui nenhum tipo de formatação.
  • Política de privacidade: Descrição clara de como uma empresa irá utilizar os seus serviços e as informações coletadas por opt-in.

R

  • Registro MX: Recurso de DNS que mostra como os emails devem ser roteados.
  • Reputação: Conjunto de métricas para avaliar a qualidade de uma mensagem. Diversos fatores influenciam sua reputação, sua mensagem, seu domínio de remetente, os links de sua mensagem, os IPs de envio, etc. O Sender Score é um tipo de reputação muito utilizado para medir a qualidade de um IP ou domínio.
  • ROI: Retorno sobre investimento. É o cálculo que você faz ao final da campanha para definir a relação entre valor que foi investido e o retorno do público.
  • Rodapé: Parte inferior de um site, onde normalmente contém um menu ou os créditos de quem fez a página. Também chamado de footer.

S

  • Segmentação: Ato de separar o seu público por perfil, e enviar emails de acordo com a preferência do usuário para alcançar melhores resultados.
  • Single opt-in (opt-in simples): É quando ocorre um cadastro sem a confirmação do e-mail. Este modo, pode acarretar em emails falsos ou inativos.
  • SPF (Sender Policy Framework - Framework de Políticas do Remetente): Mecanismo que valida os emails por domínio. É um passo muito importante para autenticação de emails.
  • SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo de transferência de correio simples) : Protocolo mais utilizado para envio de mensagens.
  • Soft Bounce: Erro não grave relacionado à não entrega de email. Pode ser causado por uma caixa de entrada cheia, etc.
  • SPAM: É o que ocorre quando um servidor de email recebe um email não permitido ou duvidoso. Ele então é encaminhado automaticamente para a pasta de lixo eletrônico ou spam.
  • Subscribe (Cadastrar): Ação de cadastro em uma lista de emails.
  • SpamAssassin: Ferramenta que verifica as mensagens, visando filtrar as mensagens consideradas duvidosas como spam.
  • Spamtraps: Endereços especiais configurados por ISPs para monitorar emails não solicitados.
  • Sender Score: Serviço que verifica a reputação do email e da mensagem.

T

  • Template: É um modelo pronto de mensagem de email que possa ser editado.
  • Teste A/B: Teste realizado para duas pequenas partes de uma lista. Ele visa verificar qual dos dois testes possui um melhor desempenho.
  • Taxa de Abertura: Cálculo feito onde se divide o número de aberturas pelo número de emails enviados.
  • Taxa de Cliques: Cálculo feito onde se divide o número de cliques pelo número de aberturas.

U

  • Unsubscribe (Descadastrar): Ação de descadastro em uma lista.
  • URL: Endereço de um site na web.

W

  • Webmail: Versão no navegador de um serviço de email. Podemos citar como exemplo o Gmail em seu URL (gmail.com)
  • Whitelist: Lista onde um usuário autoriza o recebimento de diversos IPs ou endereços de email.
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