Estas são algumas dicas que podem minimizar ao máximo para que suas mensagens sejam consideradas como spam pelo servidor
Regra de ouro: nunca use listas de e-mails de terceiros.
Envie email marketing somente para os contatos que autorizaram receber e-mails de sua empresa.
Se você não quer que suas campanhas entrem na caixa de SPAM, não faça SPAM. A qualidade da sua lista vai ser o principal fator para evitar a caixa de SPAM e construir a reputação de seu domínio e de sua empresa.
Configurações de Subdomínio, SPF, DKIM e DMARC:
As configurações de subdomínio e DKIM são fundamentais para que você tenha um melhor resultado na sua campanha de email marketing.
O DKIM basicamente é uma chave que irá fornecer autenticidade à todas as mensagens que saem do seu domínio. Já a configuração de subdomínio, irá sinalizar que é possível enviar emails em seu nome. Ambas as configurações irão aumentar a autenticidade de seu domínio perante os servidores de seus destinatários e consequentemente isto irá melhorar sua entregabilidade e seus resultados de email marketing!
O registro SPF indica quais IPs estão autorizados a enviar mensagens de seu domínio.
Já a configuração DMARC é fundamental para sua segurança. Ela impede que terceiros usem o seu domínio para enviar mensagens.
♥ Solicite ajuda da nossa equipe de suporte técnico caso você não saiba como realizar esses registros, nós faremos para você ou iremos lhe auxiliar passo a passo.
Configurar Subdomínio:
Para configurar o seu subdomínio, acesse o link abaixo:
Configurar SPF
Para configurar o SPF, acesse o link abaixo:
Configurar Dkim:
Para configurar o seu DKIM, acesse o link abaixo:
Configurar DMARC:
Para configurar o seu DMARC, acesse o link abaixo:
Dicas rápidas:
- Manter sua lista atualizada, livre de emails inválidos e não engajados.
- Jamais usar listas de terceiros, com contatos que não são seus e não autorizaram que você envie mensagens a eles, isso é prática de spam e trará muitos prejuízos ao seu domínio. Essas listas tendem a ter diversos contatos inválidos, uma qualidade péssima e tendem a não ser nada confiáveis. Além disso, estas listas tendem a ter emails roubados, ou seja, pessoas que não autorizaram que seus emails sejam divulgados e muito menos a receber mensagens de terceiros.
- Colocar textos alternativos (descrição breve) em cada uma das imagens das suas mensagens.
- Não encher a mensagem ou o assunto com pontos de exclamação.
- Não utilizar textos em CAIXA ALTA na linha de assunto, eles trazem a sensação de estar “gritando” com o contato.
- Não utilizar preços ou valores no campo de assunto de sua mensagem.
- Recomendável não utilizar fontes com cores brilhantes como vermelho ou verde.
- Equilibre sua mensagem. Use imagens, mas recomendamos pelo menos 60% de texto, prevalecendo em relação às imagens.
- Se for preciso inserir uma imagem grande no e-mail, é recomendado que ela esteja fatiada em pequenos “pedaços”, isso otimiza o carregamento. Recorte-a de modo que cada parte corresponda ao próprio link, isso permite que o local do link esteja presente durante o carregamento das imagens.
- Evite usar códigos HTML feitos de maneira relaxada, geralmente usando recursos como conversão de um arquivo do word para HTML.
Reputação no Nitronews:
A reputação no Nitronews é calculada com base nas configurações/autenticações de domínio (spf, dkim, dmarc), taxa de aberturas e cliques, rejeições, denúncias de spam e descadastros.
Se você já tiver configurado sua conta corretamente, possui uma boa taxa de abertura e cliques, sua reputação tenderá a ser Honrável/Boa.
Caso você não tenha as configurações de conta, tenha uma taxa alta de rejeições, denúncias de spam e descadastros, sua reputação tenderá a ser Razoável/Ruim.
A reputação na Nitronews irá afetar a velocidade e a qualidade de seus envios, quanto melhor for a sua reputação, mais rápido e com uma melhor qualidade de entrega eles irão ocorrer.
Reputação do Domínio:
A reputação do domínio é uma das mais importantes tecnologias de avaliação que servidores de email levam em conta quando recebem um disparo de email marketing. Ela leva em consideração a aceitação de seus envios por parte dos contatos de sua segmentação e o conteúdo da sua mensagem, ou seja, a relevância de sua mensagem e a confiabilidade dos links inseridos nela. Ter um lista opt-in, onde todos os contatos autorizaram receber emails de sua empresa, é o fator mais importante para a reputação de seu domínio.
As configurações/autenticações citadas acima serão muito importante para manter uma boa reputação do seu domínio, visto que elas oferecerão uma maior confiabilidade junto aos provedores de email (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc).
Reputação com o Servidor do Destinatário
Ao enviar e-mails, todos os fatores que envolvem esse envio são avaliados pelos servidores dos destinatários, estes servidores são, basicamente, o serviço de email do destinatário, ou seja, o Gmail, Hotmail, Locaweb, Yahoo, etc, e por estes servidores, várias informações são analisadas como a quantidade de emails inválidos, rejeições, engajamento, denúncias de spam, etc. Tudo isso influencia na sua reputação.
Quanto pior for a sua reputação para com o servidor do destinatário, pior será sua taxa de entrega.
Envie mensagens somente para contatos que autorizaram recebê-las. Contatos que não tem interesse não irão abrir suas mensagens, ou irão marcá-las como spam e isso irá prejudicar a sua reputação com os provedores de email.
Com a reputação baixa, os servidores dos destinatários podem filtrar sua mensagem para a pasta de spam, ou até mesmo rejeitá-la e devolvê-la.
Lista de palavras que se devem ter cuidado
Os filtros de spam são muito criteriosos quando vão analisar e decidir se a sua mensagem vai para o lixo eletrônico.
Algumas palavras podem ser consideradas prejudiciais para sua reputação. Quanto mais palavras prejudiciais forem julgadas pelo servidor, mais baixa será a sua reputação e, consequentemente, mais chances da mensagem cair em spam ou nem ser entregue.
Algumas palavras que se deve ter cuidado são:
Mala direta, Frete grátis, Tempo limitado, Renda Extra, Dinheiro, Compre, Curso, Curso online, Perda de peso, Oferta, Agência de modelos, Crédito, Não perca tempo, Clique aqui, Compre agora, Uma ótima oportunidade, Ser seu próprio patrão, Isso não é spam, Oferta de emprego , Trabalhe em casa, Imperdível, Promoção, Grátis, $ $ $, Saia dívida, Eliminar a dívida, Reduzir sua taxa de hipoteca, Refinanciar, Urgentemente, Liberdade financeira, Não exclua, Veja isso, Dinheiro a sério, Ganhar dinheiro, Renda extra, Dinheiro rápido, Empréstimos, Caro amigo, A informação que você pediu, Acesso gratuito, Curso online, Perda de peso, oferta, Agência de modelos, Crédito, Não perca tempo, Ligue agora, Dobrar sua renda, Oportunidade , Deus te abençoe, Comprar agora, Frete grátis.
Minha conta está toda configurada certa os e-mails também. Mas só cai no spam
Olá Fernanda, neste caso vou pedir para você abrir um chamado para que nossa equipe de suporte possa ver com mais detalhes em sua conta o que pode estar causando a baixa entregabilidade, para abrir um chamado entre no sistema > menu do topo “Atendimento” > item “Chamados” > botão “Criar novo atendimento”.
Como faço pros meus e-mails parem de cair na caixa de spam dos meus leads?
Olá Leandro
Vários são os fatores que podem contribuir para que uma mensagem caia na caixa de spam, seguem alguns por ordem de relevância:
Qualidade da lista
Reputação de domínio remetente
Configurações de domínio e DKim
Reputação dos IPs de envio
Formato da mensagem, tamanho e proporção texto/imagem da mensagem
Para conhecer sobre as boas práticas, disponibilizamos inúmeras dicas e artigos sobre o assunto em nosso blog – nitronews.com.br/blog.
Esse artigo também é muito útil – https://www.nitronews.com.br/ajuda/artigo/como-evitar-que-sua-mensagem-caia-em-spam/
Boa noite.
Como faço para tirar a confinação de cadastro depois que o contato coloca o seu email.
No meu caso, o cliente coloca o email e nome e depois é direcionado para uma pagina onde ele precisa confirmar que não é um robô, como faço para tirar isso ?
Olá Jean, no fomulário HTML e POP-UP precisamos fazer a confirmação opt-in do lead, ela é necessária pois confirma que o usuário quer ser seu lead e também evita o preenchimento por robôs, que podem prejudicar sua lista, você pode usar a nossa API para implementar diretamente o cadastro do lead no sistema.
Bom dia preciso de ajuda pra configurar eses registros, podem em dar um retorno por favor
Olá Nilton
Para configurar esses registros, você tem que entrar na hospedagem do seu domínio e ir em Editor de Zona de DNS.
Lá você vai precisar fazer 4 registros(2 do tipo CNAME e 2 do tipo TXT).
Como exemplo vou representar teu domínio como: dominio.com.br
Os passos são os seguintes:
1) Subdomínio
Tipo do registro: CNAME
Nome: o nome que você quiser. Quando nós fazemos para os clientes, colocamos campanha.dominio.com.br
Valor: cname.criaenvio.com
2) DKIM
Tipo do registro: CNAME
Nome: g8k7._domainkey.dominio.com.br
Valor: dkim.criaenvio.com
3) SPF
Tipo do registro: TXT
Nome: em branco ou dominio.com.br
Valor: v=spf1 a mx include:_spf.criaenvio.com ~all
Observação: pode ter outros registros no campo valor.
Exemplo: se inicialmente estiver assim Valor: v=spf1 a mx include:OutroRegistro.com ~all
no final deve ficar assim v=spf1 a mx include:OutroRegistro.com include:_spf.criaenvio.com ~all
4) DMARC
Tipo do registro: TXT
Nome: _dmarc.dominio.com.br
Valor: v=DMARC1; p=none;
Depois disso, no site Nitronews, vá no menu do canto superior direito > Opções > Domínios > E salve o nome “campanha”(ou o nome que você escolheu no passo 1) no subdomínio.
Se desejar, pode passar os dados da hospedagem por chat ou ticket dentro do sistema que nossa equipe faz essa configuração para você.
Olá gostaria que configurassem para mim o Subdomínio, SPF e DMARC
Olá Pedro boa tarde.
Claro, nossa equipe de suporte vai contatá-lo para fazer as configurações.
Onde posso testar minha lista antes de e-mails antes de enviá-la? Existe alguma plataforma que verifica em massa a validade dos e-mails da lista?
Obrigado
Olá Leonardo, no momento não temos uma ferramenta para te indicar, porém pesquisando na web você pode encontrar alguns serviços que fazem essa validação.
Olá Leonardo,
estamos começando a oferecer este serviço, o qual em breve estará incluso dentro da ferramenta.
Caso ainda tenha interesse, entre em contato conosco que podemos te ajudar.